Quando haverá consciência que mortes causadas por choques elétricos matam tanto quanto mortes ocorridas em decorrência da dengue?



O número de mortes decorrentes da dengue no Brasil, até o dia 12 de outubro de 2019, chegou a 689. Este dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde no mais recente boletim epidemiológico. Por outro lado, somente no ano de 2018, 622 pessoas morreram devido a choques elétricos em nosso país, segundo o Anuário Estatístico Abracopel de Acidentes de Origem Elétrica. ⚡ 

A soma nos últimos 6 anos alcança o patamar de 3.657 vítimas fatais em decorrência de choques elétricos, ou seja, uma média de 610 mortes anuais. 

A pergunta que não quer calar: até quando a falta de consciência da gravidade do problema de mortes por choques elétricos continuará registrando vítimas pelo Brasil afora?

Consequências do choque elétrico no corpo humano

Quando uma pessoa sofre um choque elétrico as consequências podem ser: queimaduras, contrações musculares e do sistema nervoso e, dependendo da intensidade do choque, poderão ser afetados órgãos vitais como coração e pulmão, que podem levar a pessoa à morte. No caso dos órgãos vitais, a vítima poderá vir a falecer se não for socorrida imediatamente, pois, o músculo do diafragma poderá ficar “congelado” em um estado de tétano por corrente elétrica.

Mesmo as correntes muito baixas são capazes de influenciar para que o coração não bata corretamente e passe para uma condição conhecida como fibrilação. Um coração fibrilante flutua ao invés de bater, incapacitando o mesmo de bombear sangue para órgãos vitais no corpo. E. Os pulmões também podem parar, causando séria asfixia.

Instale o fio terra. Evite choques elétricos

Nos dias de hoje, você consegue se imaginar dirigindo um veículo sem utilizar o cinto de segurança? Por outro lado, é inadmissível que um automóvel seja fabricado sem o cinto de segurança para os passageiros.

Se você preza pela sua vida quando está ao volante de um carro, deve fazer o mesmo com sua residência, onde deve zelar pela segurança de seus familiares.

O fio terra, que pode ser encontrado na cor verde ou verde/amarela, juntamente com o DR – Dispositivo Diferencial Residual, formam parte do “pacote-segurança” das instalações elétricas, pois em conjunto desligam a energia do circuito elétrico, no caso da ocorrência de uma corrente de fuga, ou seja, se você colocar sua mão na carcaça metálica de um equipamento elétrico (ex: lavadora de roupas, geladeira, etc), o “pacote-segurança” irá desviar a corrente para a terra, e você não levará o choque-elétrico.

Faça uma readequação da sua instalação elétrica

Uma instalação elétrica deve ter sempre o fio terra instalado em todas as tomadas ou pontos de alimentação elétrica, conforme descrito na NBR 5410 Norma de Instalações Elétricas de Baixa Tensão. Além disto, as tomadas também devem possuir três pinos, onde o “fio terra” deve ser ligado ao pino do meio.

Para o  fio terra funcionar adequadamente, ele precisa de um sistema de aterramento corretamente instalado para funcionar. 

Portanto, para garantir que tudo irá funcionar adequadamente, você precisa contratar uma empresa qualificada, que irá realizar um projeto elétrico com a indicação do correto sistema de aterramento para sua residência, indústria ou comércio.

Entenda todos os detalhes sobre o fio terra

Para entender na íntegra para que serve o fio terra, vale a pena você conferir essa vídeo-aula proferida por quem é mestre no assunto de instalações elétricas: Engenheiro João Gilberto Cunha. Clique no link ao lado para assistir a aula completa 👉 http://bit.ly/video-cunha-para-que-serve-fio-terra 

E se você deseja saber mais sobre Medidas de Proteção Contra Choques Elétricos leia os Artigos desenvolvidos por quem entende profundamente do assunto, João Gilberto Cunha Clique aqui.🔝

Comece hoje mesmo a mudar as estatísticas de choques elétricos

Somente quem tem autoridade e credibilidade no assunto irá garantir uma adequação perfeita da instalação elétrica, considerando todos os itens previstos no capítulo 7 –  Verificação da Instalação Elétrica – da NBR 5410 Norma de Instalações Elétricas de Baixa Tensão.

Com 26 anos de experiência, a Mi Omega tem em seu corpo diretivo profissionais que fazem parte da comissão de estudos das normas de Instalações Elétricas de Média e Baixa Tensão da ABNT | Associação Brasileira de Normas Técnicas, o que garante que o serviço prestado à sua empresa será de qualidade e de confiança.

Com eletricidade não se pode deixar para amanhã, aquilo que se pode fazer hoje, pois amanhã poderá ser tarde e mais uma vítima poderá ser fatal!

Contate hoje mesmo a Mi Omega Engenharia. Acesse o link ao lado do nosso site 👉www.miomega.com.br e consulte nossos especialistas.


Leave a Comment