NR-10 Comentada

A NR-10 é um regulamento que tem como objetivo garantir a segurança e a saúde de todos trabalhadores, tanto os que trabalham diretamente com energia elétrica quanto os que usam dela para seu trabalho, devido a isto a NR-10 abrange:      
a segurança em instalações elétricas nos locais de trabalho e  
a segurança em serviços em eletricidade.  

A NR-10 Comentada foi escrita pelo Engenheiro João Gilberto Cunha em 2010, com o objetivo de contribuir com a comunidade técnica para o entendimento deste regulamento. Os comentários do autor procura esclarecer o texto legal com exemplos e vinculações à normalização.



NBR 5419

                                             
                                                     A norma brasileira de SPDA – Proteção contra Descargas Atmosféricas passou por uma grande revisão, e agora possui quatro partes, tendo como principais acréscimos a segunda parte, a qual trata a análise do risco, e a quarta parte que trata de Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura.

Quem deve se adequar à nova norma?
Todas as instalações novas ou reformas projetadas a partir de 2015.
Neste ebook você encontrará
– Principais alterações e ampliações da NBR 5419
– Aplicação prática dos conceitos

                                                     O guia que irá auxiliar à adequar sua empresa!



NR-18 Comentada

Seguindo o caminho aberto pela NR-10 Comentada, o trabalho é continuado por esta obra: Tópicos de Instalações Elétricas em Canteiro de Obras.  

A obra apresenta comentários da seção 21 da NR-18, onde o autor procura esclarecer o texto legal com exemplos e vinculações à normalização e às demais normas regulamentadoras, em particular com a NR-10.  

Nas instalações elétricas de canteiros de obras existe uma ligação, nem sempre muito clara, entre a NR-10 e a NR-18. Esta ligação é ainda dificultada pelas terminologias adotadas nos dois regulamentos – que são diferentes. Tenta-se neste livro fazer uma ligação entre as duas terminologias, e ainda entre a da NR-18 com a das normas técnicas brasileiras, publicadas pela ABNT.  

O autor espera, com este livro, ter contribuído para o entendimento deste importante regulamento de segurança.




Dicionário de Instalações Elétricas

                                                                  Porque um dicionário de instalações elétricas?
                                                     As palavras são as ferramentas para expressar os conceitos, por isso elas devem ser exatas nos documentos técnicos, para que o entendimento seja preciso e não haja ambiguidade.

O uso de terminologia padronizada não só faz com que os textos sejam mais precisos e eficientes como ajudam na tradução, uma vez que a normalização internacional traz, além da definição do termo, o seu correspondente em outra língua.
Portanto, este dicionário é um compêndio que apresenta os termos técnicos padronizados na normalização e a suas definições.

O mais completo e atualizado!